Inteligência Artificial e Cachorros: as diversas aplicações
01/03/2021

Inteligência Artificial e Cachorros: as diversas aplicações

Você já pensou em utilizar Inteligência Artificial para adestrar seu cachorro? Um grupo de cientistas da Universidade de Colorado está desenvolvendo um sistema que conseguirá detectar se o cão está sentado, deitado ou de pé. O projeto ainda se propõe a ter um mecanismo de premiação para o animal caso ele obedeça aos comandos. 

Para o desenvolvimento do sistema foram utilizadas mais de 20 mil imagens de cachorros em várias posições, construindo assim um banco de dados para que as informações capturadas pelas câmeras pudessem ser processadas pelo sistema e compreender os diferentes ângulos das posições dos animais.

Para os pesquisadores, o sistema desenvolvido poderia treinar cachorros à distância e ser utilizado por adestradores e os donos de cães. A ferramenta é pequena, possui um recipiente para armazenar os biscoitos utilizados na recompensa e uma câmera para detectar os movimentos dos animais. Segundo o estudo publicado na Stock and Cavey, os testes realizados alcançaram 92% de precisão.

Outros tipos de uso de Inteligência Artificial e Cachorros

Já o site de e-commerce Petz, possui uma plataforma em que une reconhecimento facial, Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina para que os cachorros possam ser capazes de “escolherem” os produtos para compra. O projeto foi criado pela Ogilvy Brasil e desenvolvido pelas empresas D2G Tecnologia e Hogarth. 

Utilizando a câmera do notebook ou celular, o recurso permite que o cachorro interaja com o site, que através da IA identifica se o animal se interessou ou não pelo produto. E para isto basta que seu pet fique de frente para a câmera enquanto a plataforma mostra os produtos e de acordo com sua reação, o item vai para uma pré-seleção no carrinho de compras do site e a compra só é efetivada, depois da decisão do dono do animal, que deve preencher seus dados para finalizar.

Como a visão dos cachorros é diferente dos humanos, a plataforma foi desenvolvida nas escalas de amarelos e azuis, as imagens estáticas também não prendem a atenção deles, por isso foi desenvolvido um vídeo onde os produtos são apresentados nessa paleta de cores e o áudio foi ajustado para melhorar a percepção do som pelos cães.

A Google desenvolveu um projeto que utilizava cães reais para ensinar um cão-robô a andar. Os pesquisadores utilizaram a tecnologia de captura de movimentos para registrar os animais correndo, pulando e andando. Através destas informações foi possível criar um simulador para a versão digital de um cão, utilizando machine learning. Dessa forma o algoritmo desenvolvido pode ser aplicado no Laikago, o “cão-robô”, criado pela Unitree Robotics, uma empresa chinesa.

Apesar da forma de andar de Laikago não ser idêntica a dos animais reais, o sistema desenvolvido é bem avançado. Os pesquisadores conseguiram identificar que o algoritmo consegue recriar comportamentos naturais iguais aos dos cães reais, como perseguir o próprio rabo.

A forma de aperfeiçoar a Inteligência Artificial é parecida com o adestramento real dos animais. Movimentos aleatórios são simulados e o cão digital recebe recompensas se realizar corretamente como um cachorro de verdade.

E você, já pensou em ter seu companheiro adestrado por uma Inteligência Artificial? Ou ficou curioso para testar o e-commerce e saber quais produtos seu cachorro gostaria que você comprasse para ele? Gostaria de desenvolver algum sistema parecido com estes para seu negócio? Vamos conversar