Jornalismo e Inteligência Artificial: como aplicar no dia a dia da redação
A combinação entre Inteligência Artificial e jornalismo ainda causa estranheza nas redações e muito disso se deve a falta de conhecimento no assunto, principalmente quando se diz respeito a tópicos como algoritmos, Big Data e aprendizado de máquina.
Ferramentas baseadas em IA podem ser de grande ajuda para facilitar e melhorar ainda mais o trabalho jornalístico. É possível detectar informações estranhas, por exemplo, analisar uma planilha enorme com dados, a variação de temperatura em uma determinada região, entre outros exemplos. É através de algoritmos de Inteligência Artificial que conseguimos personalizar a página de um portal para que um artigo ou notícia seja publicado automaticamente em determinado dia e horário.
Um exemplo do uso de IA no contexto jornalístico é o projeto comunitário sem fins lucrativos, Crosstown, que utiliza IA para cobrir notícias hiperlocais em bairros de Los Angeles, EUA. A ferramenta extrai conjuntos de dados públicos e os armazena em nuvem. Os jornalistas utilizam esses dados em narrativas sobre o tráfego, poluição do ar ou até sobre Coronavírus. Cada um desses dados possui uma etiqueta identificando a localização, o que possibilita que quando o jornalista agrupa os fatos para compor a matéria, já a transforma em uma notícia da vizinhança e acaba por fornecer informações mais relevantes aos residentes de determinado bairro.
Assim o projeto acaba por se tornar sustentável ao conseguir monitorar uma área maior, que anteriormente seria impossível ao tentar manter um repórter em cada bairro para checar tudo, desde o trânsito, poluição, os gastos públicos e depois ainda produzir notícias personalizadas relevantes para os moradores daquela área.
Além das notícias locais, o jornalismo investigativo também pode tirar proveito do uso de Inteligência Artificial, principalmente nas análises de dados. Em uma investigação surgem diversos registros que precisam ser examinados e verificados onde se encontram as discrepâncias. Através do uso das ferramentas de IA é possível ter essa informação de forma mais rápida e eficaz, fornecendo os dados para compor a matéria investigativa fazendo com que o jornalista possa se concentrar em escrevê-la.
Outro exemplo de uso é o Google Pinpoint, ferramenta online lançada em outubro de 2020 para auxiliar jornalistas na apuração dos fatos e organização de dados. Através da IA a ferramenta possibilita aos profissionais pesquisar uma infinidade de documentos de interesse público. Por meio dos algoritmos o sistema faz uma varredura em manuscritos, transcreve arquivos de áudios e pesquisa as informações mais relevantes de um determinado assunto.
O objetivo da ferramenta é facilitar o dia a dia nas redações e valorizar o tempo dos jornalistas. O Pinpoint é uma suíte de aplicações da Google News Initiative (GNI) desenvolvida para apoiar a atividade de profissionais de imprensa por todo o mundo.
Você já sabia que a IA estava sendo utilizada em redações para auxiliar os jornalistas na apuração de dados? Gostaria de uma ferramenta para facilitar seu dia a dia em sua empresa também? Vamos conversar, nós podemos te ajudar!
Compartilhe:
Relacionado:
A Inteligência Artificial no cinema e como ela pode ser aplicada
Há muito tempo nós tentamos prever o que seria a Inteligência Artificial (IA) tanto em livros quanto em filmes.
#Inteligência ArtificialInteligência Artificial e Cachorros: as diversas aplicações
Você já pensou em utilizar Inteligência Artificial para adestrar seu cachorro? Um grupo de cientistas da Universidade de Colorado está desenvolvendo um sistema que conseguirá detectar se o cão está sentado, deitado ou de pé.
#Inteligência ArtificialA Inteligência Artificial aplicada a identificação de documentos falsos
Você já teve que tirar uma foto sua segurando um documento seu como o RG ou a CNH para algum aplicativo ou site? Essa solicitação é feita para que o usuário ou cliente valide que aquele documento é mesmo dele.
#Inteligência Artificial