O que é Open Innovation e por que sua empresa deveria ter esse programa?
Com o crescimento das novas tecnologias, cada vez mais as empresas estão sentindo a necessidade de investirem em inovações de produtos e serviços e para isso estão chamando outras empresas e pessoas de forma que dividam suas ideias, troquem informações, ampliando seus horizontes. A esse tipo de programa se dá o nome de open innovation (inovação aberta).
O autor e PhD Henry Chesbrough foi quem difundiu o conceito da inovação aberta em seu livro Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, incentivando as empresas a irem atrás de ideias externas para a criação de novos serviços e produtos, aumentando assim as perspectivas de negócios.
Como funciona Open Innovation?
Muitas empresas ainda não possuem um time e/ou não estão preparadas para trabalhar com temas como Inteligência Artificial, machine learning, Internet das Coisas, entre outros. Dessa forma a melhor opção é um programa de open innovation, onde startups e empresas de tecnologia podem contribuir nos processos de inovação.
Para isso existem algumas formas para se ter um programa de inovação aberta. São eles:
-
Crowdsourcing: é realizada uma ação de busca ativa de maior escala para a criação de produtos e serviços a partir de comunidades virtuais, fóruns, formulários;
-
Hackathons: são eventos que reúnem diversos profissionais de tecnologia com o objetivo de encontrar determinadas soluções ou ideias para colocar em prática através de um fluxo de trabalho em forma de maratona;
-
Cocriação: nada mais é do que a criação compartilhada de soluções e para isso se faz necessário o acesso mútuo às informações do projeto, comunicação clara com os objetivos compreendidos, ética e transparência nas atividades realizadas e conhecer os riscos e benefícios do projeto;
Quais os benefícios de ter um programa de Inovação Aberta?
Ter um programa de open innovation em sua empresa além de contribuir para a melhoria da performance financeira dos serviços e produtos, ainda ajuda novas startups, micro e pequenas empresas a se lançarem no mercado, apresentar ou desenvolver um produto. Outro benefício é de que a sua empresa terá maior relevância no mercado, saindo na frente da concorrência.
Ao compartilhar o conhecimento interno e externo a empresa ganha agilidade na inovação em seu negócio e para quem participa do programa se privilegia com a expansão de seus negócios, ganho de experiência, ou seja, dessa forma todos saem ganhando.
Com a redução dos custos e ao ganhar em agilidade de inovação, a rentabilidade desse tipo de programa acaba sendo de grande importância para a estratégia e negócio, sem a necessidade de investir alto em novas contratações internas.
Outro benefício é o networking, com a dinâmica do programa de inovação aberta, as equipes internas e externas unem suas competências, talentos e habilidades, dessa forma promove a agilidade, com descobertas aceleradas e melhorias no desenvolvimento do serviço ou produto. Faz com que a sua empresa alavanque o seu potencial de vendas.
Agora que você conhece mais sobre o programa de open innovation que tal aplicar em sua empresa? Na Inovia nós queremos te ajudar a inovar o seu negócio, vamos conversar e encontrar a melhor solução, afinal nossa equipe possui mais de 13 anos de experiência!
Compartilhe:
Relacionado:
Como micro e pequenas empresas podem inovar em seu negócio?
Quando pensamos em uma empresa inovando, geralmente não acreditamos ser possível para pequenos negócios, certo? Mas você sabia que é possível inovar em micro e pequenas empresas?
#InovaçãoUma nova experiência
Nossa “casa” está de “cara nova”! Nós demos uma repaginada em nosso site para que você possa encontrar as informações que procura mais facilmente.
#InovaçãoConheça o Inovia Agile Documents – AgilDO
Produto baseado em Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural teve seu registro aprovado no INPI e irá auxiliar sua empresa no processamento de dados.
#Inovação