Aplicação da Inteligência Artificial à clínicas
18/11/2022

Aplicação da Inteligência Artificial à clínicas

O uso da Inteligência Artificial(IA) em diversas áreas já é uma realidade e as clínicas também estão se beneficiando dessa tecnologia. Com o advento de ferramentas de IA, os profissionais da saúde estão conseguindo oferecer um melhor atendimento a seus pacientes e de forma mais assertiva. 

Separamos alguns dos usos da IA em clínicas, confira!

Diagnosticar

Através do uso de aprendizado de máquina, deep learning e acesso a milhares de dados para identificar padrões de doenças de pele e outros tipos de enfermidades, é possível oferecer com maior precisão diagnósticos e tratamentos mais assertivos aos pacientes. 

 

Gerenciar riscos

Já existe um robô, Laura, desenvolvido com Inteligência Artificial que é capaz de otimizar o trabalho em diversos ambientes através do gerenciamento de riscos. Com a análise de dados disponíveis, Laura identifica possíveis falhas operacionais e informa aos responsáveis a tempo, dessa forma possibilitando a economia de recursos e poupando até vidas. Algumas das aplicações de Laura são: para o acompanhamento em tempo real do risco de sepse; para o monitoramento dos comportamentos de bactérias e prevenção de multirresistência; acompanhar o nível dos bancos de sangue versus o consumo em cada procedimento para emitir alertas sobre a possível falta e ainda realizar campanhas de doação direcionadas aos doadores do tipo sanguíneo necessário; monitoramento de exames laboratoriais para identificar possíveis surtos e epidemias em tempo real, alertando a Vigilância Epidemiológica.

 

Notificar em tempo real

Através de aparelhos de monitoramento com IA é possível notificar os médicos em tempo real sobre mudanças no estado de saúde do paciente. Dessa forma, é possível registrar a alteração no prontuário e realizar o atendimento mais rápido e eficaz do paciente.

 

Assistente virtual para a clínica

As clínicas já podem ter seus assistentes virtuais através de aplicativos que auxiliem os pacientes com dúvidas, agendamento de consultas, remarcar horários, entre outros. 

Outra função é a de sistemas automatizados que possibilitam ao médico ter acesso a todo o histórico do paciente em apenas um lugar, com as informações em tempo real para melhor atendimento ao paciente. 

E você já sabia do uso da Inteligência Artificial em clínicas? Que tal levar essa inovação para a sua clínica? Vamos conversar, nós temos a solução perfeita para você!