Aplicação do uso do reconhecimento de imagem no e-commerce
11/11/2021

Aplicação do uso do reconhecimento de imagem no e-commerce

No artigo “Como o e-commerce vem utilizando a Inteligência Artificial”, pudemos entender a aplicação da Inteligência Artificial nas plataformas de comércio eletrônico e como isso possibilita a melhora da experiência do usuário. Mas além das ferramentas apresentadas, algumas empresas têm feito o uso do reconhecimento de imagem em suas plataformas.

A ferramenta de reconhecimento de imagem utiliza a IA para identificar, classificar e apontar as imagens. Foi bastante difundida através do Google Lens – um aplicativo do Google que faz buscas através de fotos que o usuário carrega ou tira na hora – e agora tem sido implementada em diversas plataformas de comércio eletrônico.

Uma forma de uso da ferramenta de reconhecimento de imagem é na busca de produtos na Internet. Algumas plataformas como a Amazon e o eBay, por exemplo, já implantaram a ferramenta de busca por imagens em seus aplicativos. Na Amazon o usuário pode carregar uma foto de um produto ou fazer a busca através do código de barras do item e a ferramenta retorna com os resultados dos produtos mais similares ao produto buscado, disponíveis em sua plataforma.

Outra forma de aplicação da ferramenta de reconhecimento de imagem é a “compra por look”, ou seja, quando o usuário busca por um item específico, como uma blusa, o modelo que aparece na imagem está usando outras peças e a IA consegue identificar os outros itens que o modelo está usando e apresentar a oferta dos mesmos nesta vitrine. Dessa forma o cliente que anteriormente iria comprar apenas uma peça, pode acabar levando os demais itens para compor seu look.

O uso do reconhecimento de imagem pelas plataformas de e-commerce veio para facilitar e aprimorar a experiência do usuário, assim como as demais ferramentas de Inteligência Artificial, além é claro de proporcionar novos insights para o seu negócio.

E você já pensou em implementar ferramentas de reconhecimento de imagem em sua plataforma? Vamos conversar e tirar do papel a sua ideia!