Como a IA pode ajudar na prevenção da interação medicamentosa adversa?
01/07/2022

Como a IA pode ajudar na prevenção da interação medicamentosa adversa?

Interação medicamentosa é definida como uma resposta farmacológica ou clínica à administração de uma combinação de medicamentos e o seu efeito pode ser em alguns casos benéfico, porém em outros resultando em algum efeito adverso, colocando a saúde do paciente em risco.

O método tradicional para evitar esse tipo de interação durante o desenvolvimento do medicamento é através de testes físicos e ensaios clínicos para catalogar todas as possíveis interações químicas do medicamento proposto com os já existentes, porém o método acaba sendo custoso e trabalhoso.

Um novo sistema está sendo proposto como alternativa, no qual por meio do treinamento de uma rede neural, ferramenta da Inteligência Artificial, utilizando banco de dados de interações medicamentosas já conhecidas, possibilitaria prever a probabilidade de dois medicamentos terem uma interação adversa e ainda retornaria quais partes específicas da molécula contribuíram para a previsão.

O estudo foi liderado por pesquisadores da empresa de tecnologia da informação em saúde, IQVIA e ao testarem o sistema utilizando dois conjuntos de dados comuns de interação medicamentosa, eles notaram que o desempenho obteve melhor resultado do que os sistemas de última geração existentes. Dessa forma, o sistema ajudaria na concepção de novos medicamentos que evitariam potenciais riscos de efeitos colaterais quando combinados a outros medicamentos.

Além deste sistema em potencial, hoje já existem empresas que estão trabalhando com a Inteligência Artificial para auxiliar a atuação do farmacêutico na área clínica, como a startup Norham, que desenvolveu um sistema com base em um algoritmo que detecta os riscos de erros de prescrição de medicamentos.

A ferramenta funciona através de uma pontuação gerada pela IA de acordo com a densidade e a distância entre os pontos de dose/frequência mais comumente prescrito para cada medicamento. O sistema também ainda traz diversos alertas, como interações medicamentosas, duplicidades, alergias, entre outros.

A startup vem atuando em mais de 20 hospitais e mais de 50 mil prescrições foram avaliadas utilizando o seu sistema, até agosto de 2021. Sem fins lucrativos a empresa tem cobrado apenas de leitos privados e sem custos para os leitos do SUS. Com resultados significativos de avaliações e aceitação das intervenções realizadas, surgiu a Norham Care, que através de um conjunto de funcionalidades que utiliza Inteligência Artificial em textos clínicos, sendo capaz de enfatizar informações importantes sobre a evolução clínica.

E você, já sabia do uso da Inteligência Artificial na atuação do farmacêutico? Tem algum projeto na sua empresa que se beneficiaria do uso da IA nos processos? Vamos conversar e tirar do papel! A Inovia possui mais de 13 anos de experiência e está pronta para te ajudar!