Como a Inteligência Artificial pode ajudar o Comércio Exterior
05/04/2021

Como a Inteligência Artificial pode ajudar o Comércio Exterior

Trabalhar com comércio exterior (Comex) nunca foi uma tarefa fácil, dado que são muitas regulações e prazos apertados para cumprir. No entanto, com o avanço das tecnologias, principalmente no que se diz respeito à Inteligência Artificial, automatizar alguns desses processos se tornou essencial, principalmente para evitar erros que podem custar muito caro para as empresas.

A IA estando presente na cadeia de suprimentos do comércio exterior, consegue organizar dados não estruturados, prever as demandas dos clientes e o abastecimento sem interrupção do fornecimento com base na análise de históricos de pedidos e dessa forma, consegue reduzir custos e riscos, além de melhorar a eficiência de todo o processo.

O uso de Inteligência Artificial pode transformar o conhecimento para que o processo cada vez mais se aprimore. Este tipo de ferramentas são capazes de detectar fraudes nas transações, além de ajudar nas tomadas de decisões através de análises preditivas que conseguem prognosticar o que está por vir.

Em 2017, durante o Fórum Público da OMC (Organização Mundial do Comércio), em Genebra, foi lançado a Iniciativa Inteligente de Tecnologia e Comércio (ITTI na sigla em inglês), com o propósito de reunir líderes da tecnologia, empresários, negociadores e acadêmicos em um debate sobre como blockchain¹ e Inteligência Artificial podem ajudar a combater as forças de desglobalização² que pairam sobre o comércio internacional.

Além disso, essas tecnologias também são inclusivas, pois permitem desintermediação, confiança e acesso mais rápido ao mercado. Com isso diminuindo as distâncias entre grandes multinacionais e pequenas empresas; países desenvolvidos e em desenvolvimento. A Inteligência Artificial consegue ajudar a estruturar os dados e prever diferentes cenários, possibilitando nivelar as tratativas comerciais.

O uso de Inteligência Artificial em modelos de acordos internacionais ajuda no combate da desinformação e os países conseguem estimar com maior precisão custos e benefícios de decisões comerciais, o que acaba por “furar” as barreiras protecionistas, já que a falta de informação e subjetividade é um dos principais pontos para que isso ocorra.

Em estudo feito em parceria entre a Live University e a multinacional Thomson Reuters, em 2018, foram entrevistados mais de 300 profissionais líderes e especialistas das principais organizações do país e o resultado foi que 77% dos profissionais de Comex acreditam que a IA e o Machine Learning são as inovações que têm maior capacidade de trazer benefícios para o negócio, seguido com 36% ficou a tecnologia IoT (Internet das Coisas), depois Data Science e Blockchain, ambos com 22%.

“Isso é explicado pelo fato de que a unificação dessas tecnologias reúne quase tudo que o Comércio Exterior necessita para se tornar mais eficiente: boa análise de dados, segurança nas transações, conectividade, automação de processos e orientação para a tomada de decisão. Assim, é possível reduzir custos, minimizar riscos, aumentar a inteligência do negócio, investir mais tempo em atividades estratégicas e gerar excelência operacional”, aponta Santiago Ayerza, Managing Director, para o segmento Corporativo da Thomson Reuters América Latina.

Dentre as principais aplicações da Inteligência Artificial no Comércio Exterior podemos destacar:

  • A possibilidade de identificar fornecedores em potencial, quais contatos de sua base são mais ativos e através de análise de histórico de pedidos e planejar operações futuras;

  • Rastreamento online das cargas embarcadas, além de conseguir automatizar notificações por e-mail e controlar prazos;

  • Através de análises preditivas é possível conhecer melhor seu cliente também, identificando suas principais necessidades e comportamentos. E dessa forma fornecer soluções personalizadas;

Como podemos ver, a Inteligência Artificial pode ser um grande aliado para seu negócio. Já pensou em implantar em sua empresa? Nós podemos te ajudar a pensar na melhor solução, vamos conversar!

 

 


¹ Blockchain é um sistema que permite rastrear o envio e recebimento de alguns tipos de informação pela internet. são partes (“blocos”) de código gerados online que carregam informações conectadas, daí vem o nome como se fossem blocos de dados que formam uma corrente.

² A desglobalização é um processo em que o crescimento das exportações se reduz e com isso o consumo interno tem um aumento. Países adotam medidas protecionistas para defender seus interesses. O processo ocorre em escala global, porém fica mais evidente nas economias desenvolvidas.