Como a Inteligência Artificial tem sido utilizada pelos Bancos
16/09/2021

Como a Inteligência Artificial tem sido utilizada pelos Bancos

Os bancos cada vez mais vem utilizando a Inteligência Artificial (IA) para, principalmente, proporcionar atendimentos personalizados a seus clientes. Através da análise de dados gerados e por meio do uso de aprendizado de máquina (machine learning) é possível manter uma relação mais próxima entre bancos e clientes.

Esse tipo de ferramenta ajuda nas tomadas de decisões e consegue identificar os serviços e produtos que podem ser oferecidos para seus clientes, focando desta forma em obter uma maior adesão. É possível identificar o perfil e dessa forma proporcionar a criação de soluções individualizadas.

Uma outra ferramenta também muito utilizada tem sido os chatbots, que na troca de mensagens com o usuário proporciona um atendimento mais “humanizado” e acessível, o qual é obtido através do uso de ferramentas de processamento de linguagem natural.  

Os bancos também têm utilizado a IA internamente como suporte aos setores que lidam diretamente com os clientes. Através do uso de reconhecimento de imagens, de assinaturas em cheques, financiamentos, modelos de risco de crédito, e na área jurídica para a leitura de contratos e pareceres.

Outro uso significativo da Inteligência Artificial é no combate a fraudes e na área de segurança dos bancos. Através da análise dos dados é possível detectar comportamento estranho do cliente em uma transação bancária, identificando se o mesmo está sendo vítima de tentativa de fraude, fazendo um alerta ao cliente, ou até mesmo bloqueando seu cartão.

E você, já conversou com um chatbot? Ficou interessado em alguma dessas soluções para o seu negócio? Vamos conversar para inserir uma ferramenta baseada em IA para sua empresa!