Como Internet das Coisas e IA se relacionam?
25/08/2021

Como Internet das Coisas e IA se relacionam?

Temos visto cada vez mais a Inteligência Artificial (IA) presente em nossas vidas, seja na assistente virtual, como por exemplo a Alexa da Amazon; no sistema de navegação (tipo GPS) utilizado no carro; ajudando nas tomadas de decisões das empresas; nos games, etc. E como a IA pode ajudar ainda mais e integrar com objetos?

Você já deve ter ouvido falar em Internet das Coisas (IoT – Internet Of Things), mas sabe o que é na prática? Na prática, IoT é o que permite a conexão de objetos à redes de comunicação como a internet, como por exemplo a lâmpada inteligente que, ao comando solicitado para sua assistente virtual, se acende ou se apaga; ou o seu sistema de segurança que te alerta em tempo real, através de seu smartphone, sobre uma invasão na casa.

Porém a IoT acaba por gerar uma infinidade de dados, Big Data, sobre tendências de uso desses objetos. Porém, é quase que imprescindível o uso de Inteligência Artificial para se conseguir estruturar, analisar e criar insights a partir de tais dados, os quais podem ser aproveitados por diversos setores, como indústria, saúde, agronegócio, comércio, transporte entre outros. 

Dessa forma conseguimos unir a IoT que fornece conectividade e dados com a IA que através de seus algoritmos e técnicas de aprendizado de máquina consegue produzir softwares personalizados que ajudam na tomada de decisões mais rápida e eficaz.

E você já usa IoT no seu negócio? Já tem algum software de IA fazendo a estruturação dos dados coletados? Vamos conversar e encontrar a solução ideal para sua empresa!