Como micro e pequenas empresas podem inovar em seu negócio?
15/11/2020

Como micro e pequenas empresas podem inovar em seu negócio?

Quando pensamos em uma empresa inovando, geralmente não acreditamos ser possível para pequenos negócios, certo? Mas você sabia que é possível inovar em micro e pequenas empresas?

Como destacou Dora Kaufman, pós-doutora em Engenharia de Produção e doutora em Ciências da Comunicação pela USP, durante o Seminário Inteligência Artificial (IA) em julho de 2018: “A Inteligência Artificial não é o futuro. Já está aí, no dia a dia das pessoas, em todas as áreas, inclusive nos micro e pequenos negócios. Se você não está incorporando inteligência artificial na sua empresa, o seu concorrente está”

“A grande motivação das empresas brasileiras para usar a IA é o aumento da produtividade e da eficiência, o que não acontece nos países mais desenvolvidos, que já utilizam a tecnologia para mudar o modelo de negócios. É difícil mensurar ainda como ficará a questão dos empregos e a substituição das pessoas pela IA. Provavelmente, a geração de renda será de outra maneira, mas o padrão de consumo também”, ressaltou Kaufman.

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), entre a última semana de setembro e o dia 1 de outubro deste ano, revelou que 1 a cada 4 donos de pequenos negócios implementou algum tipo de inovação desde o início da pandemia. De acordo com a pesquisa empresários que desenvolveram práticas inovadoras em seus negócios tiveram mais sucesso na melhora do faturamento. Assim enquanto pequenas empresas inovadoras registraram perdas de 32%, as empresas que não inovam tiveram um percentual de perda maior, 39%. 

Alguns dos usos da IA para os micros e pequenos negócios são: automatização do canal de comunicação com o cliente (chatbot), aplicações de IA em e-commerce, biometria utilizando a IA para reconhecimento facial, redes sociais, assistentes virtuais e motores de busca.

Por exemplo, a vantagem do uso do chatbot no atendimento ao cliente é que são robôs intuitivos e eles já possuem a capacidade de realizar o atendimento do início ao fim do processo. E com o avanço da Inteligência Artificial eles terão a capacidade de reconhecer o comportamento do usuário, ou seja, conseguirão saber se o cliente está bravo, descontente, satisfeito, dessa maneira será possível tomar decisões mais eficazes durante o atendimento.

A tomada de decisões em negócios é outra área na qual a Inteligência Artificial pode ajudar, uma vez que esse processo costuma ser uma tarefa exaustiva, dar dor de cabeça para quem está no comando das organizações. Verificar padrões de consumo, analisar milhares de informações e buscar crescimento com rentabilidade são desafios enfrentados até mesmo por profissionais mais experientes.

Enquanto as médias e grandes companhias possuem uma área e verba específica para o gerenciamento de dados, o empreendedor de micro e pequenas empresas, que geralmente cuidam do negócio sozinho, enfrenta uma tarefa ainda mais desafiadora, precisando encontrar maneiras de se diferenciar e se destacar para manter ou conquistar novos clientes.

Automatizando os processos e as análises por meio de robôs, é possível tirar a carga de tarefas mecânicas e operacionais do dia a dia dos colaboradores da empresa, melhorando a produtividade e dessa forma se tem mais tempo para que eles possam realizar tarefas estratégicas. A Inteligência Artificial possui a capacidade de compilar grandes volumes de informação, além de mostrar cenários e padrões que auxiliam os gestores nas tomadas de decisões para que sejam mais assertivas, tornando-se assim uma tecnologia indispensável para quem quer ampliar e aprimorar as vendas do seu negócio.

Você já pensou em aumentar as vendas de seu negócio e ou automatizar o gerenciamento de dados? Vamos conversar e traçar a melhor ferramenta e estratégia para sua empresa?