Curiosidades sobre Inteligência Artificial
17/01/2021

Curiosidades sobre Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) foi desenvolvida pelo homem e é a competência que dispositivos eletrônicos possuem de funcionar de forma parecida com o pensamento humano. Para tanto conseguem notar variáveis, tomar decisões e solucionar problemas com o mínimo de intervenção humana, ou seja, com o uso da lógica que lembra o raciocínio. Tudo isso é possível devido ao machine learning (aprendizado máquina), uma sub-área da IA que constrói modelos analíticos de forma automatizada a partir de um grande volume de dados sobre o problema. Desta forma a IA é capaz de solucionar problemas e ajudar na tomada de decisões.

Existem dois tipos diferentes de Inteligência Artificial: IA simbólica e IA conexionista. Na Inteligência Artificial simbólica ela utiliza e manipula símbolos, letras, números, palavras, conceitos mais abstratos, ou seja, simula o raciocínio lógico das linguagens que usamos para nos comunicar.

Na Inteligência Artificial conexionista, ela utiliza redes neurais, ou seja, simulando o funcionamento de nossos neurônios. Tenta criar sistemas capazes de se tornarem inteligentes através do aprendizado. Como exemplo temos o deep learning, que é a capacidade da máquina aprender com maior profundidade, imitando uma rede neural do cérebro humano.

Atualmente convivemos mais com a Inteligência Artificial do que muitas pessoas possam imaginar. O uso vai desde o assistente presente no seu smartphone (Siri, Google Assistent e Cortana, por exemplo), em sistemas de navegação (tipo GPS), nas redes sociais até o uso no campo e na saúde, como já vimos nos artigos anteriores aqui do blog: A Inteligência Artificial e o aumento da produtividade no campoUso da Inteligência Artificial no combate ao COVID-19.

Sendo assim, a IA não é importante apenas em nossas tarefas diárias, mas sobretudo no avanço tecnológico através de pesquisas e análise de grande volume de dados (Big Data), principalmente ao conseguir dar vazão as informações que seriam quase impossíveis de serem conduzidas apenas pelo esforço humano.

O que é Big Data? É o termo utilizado para referir-se a grandes volumes de dados estruturados e não estruturados que são gerados e em como esses dados podem ser organizados para convertê-los em soluções estratégicas a fim de otimizar negócios. Demos exemplo de seu uso na agricultura em nosso artigo: A tecnologia no campo: como o uso de Big Data pode ajudar na produção.

Com o avanço do uso da Inteligência Artificial cada vez mais presente em nosso dia a dia, há também a crescente preocupação para o uso responsável dessa tecnologia e de forma ética nos negócios. Dessa forma, desde 2017, a Sage – empresa de desenvolvimento de softwares britânica – estabeleceu cinco princípios éticos para a atuação da companhia para desenvolver Inteligência Artificial no mundo dos negócios, os quais devem ser também observados por outras empresas. São eles: IA deve refletir a diversidade de seus usuários, IA deve ser responsável, assim como seus usuários, recompense a IA por “mostrar o seu funcionamento”, o jogo da IA deve ser igual para todos, IA substitui. Mas também deve criar.

A preocupação não parte apenas de grandes empresas, mas também de universidades e centros de pesquisa. A Declaração de Montreal desenvolvida pela Universidade de Montreal em 2018, foi elaborada com a contribuição de pesquisadores de ciências sociais e humanidades em conjunto com pesquisadores da área de tecnologia para definir o uso ético e responsável da Inteligência Artificial. E tem como princípio 10 valores fundamentais: bem-estar, autonomia, intimidade e privacidade, solidariedade, democracia, equidade, inclusão, prudência, responsabilidade e sustentabilidade ambiental.

A certeza que temos é de que a tecnologia da Inteligência Artificial veio para ficar e teremos que nos preocupar com o uso de forma responsável e ética, pois ainda que seja um sistema inteligente e automatizado, temos um ser humano por trás de sua criação.

Você já sabia como funciona a Inteligência Artificial? E que empresas e centros de pesquisas estão preocupados em seu uso responsável e ético?

Ficou interessado em implantar um sistema com tecnologia de IA? Vamos conversar e desenvolver o seu projeto.