Inteligência Artificial aplicada ao marketing
16/12/2021

Inteligência Artificial aplicada ao marketing

O uso de tecnologias no marketing está cada vez mais presente e com o avanço das ferramentas de Inteligência Artificial acaba sendo uma grande aliada, trazendo ainda mais resultados ao marketing, como por exemplo ao coletar informações detalhadas que possibilitam automatizar o marketing e fazer campanhas personalizadas com grande impacto.

As redes sociais aumentam as chances de campanhas de marketing atingirem um número maior de pessoas, gerando maior impacto e, por consequência, convertendo ainda mais em vendas. A IA aliada ao marketing possibilita a identificação precisa de qual tipo de comunicação será mais assertiva ao seu consumidor. 

Um exemplo é o uso de chatbots nos atendimentos, em que após o chamado é possível analisar modelos de comportamento, qualificar melhor esse consumidor e oferecer produtos e serviços personalizados.

Em nosso artigo sobre e-commerce – Como o e-commerce vem utilizando a Inteligência Artificial –, vimos como algumas das ferramentas usadas pelas plataformas conseguem identificar o produto que o consumidor deseja e o uso da Inteligência Artificial pelo marketing vai de encontro com as plataformas que trazem esses dados de consumo, possibilitando fazer campanhas de forma ainda mais assertiva, impactando um número maior de consumidores, por meio de campanhas personalizadas de acordo com a segmentação por vários tipos de padrões. 

É inegável que para as marcas estarem à frente de seus concorrentes, atingindo o maior número de consumidores de forma totalmente personalizada e precisa, oferecendo ao cliente o que ele deseja, será preciso ter acesso às tecnologias de IA. Porém, elas não necessariamente precisarão ter um time de tecnologia dentro de “casa”, podendo alcançar excelentes resultados através da criação de programas de Open Innovation (leia nosso artigo completo: O que é Open Innovation e por que sua empresa deveria ter esse programa?), aliando desta forma a expertise de empresas de tecnologia como a Inovia para inovar de forma ágil e custo reduzido. 

Ficou interessado em ter esse tipo de ferramenta em sua empresa? Vamos conversar e encontrar a melhor solução para o seu negócio!