Inteligência Artificial e a aplicação em sala de aula
09/09/2021

Inteligência Artificial e a aplicação em sala de aula

Como já vimos anteriormente, a Inteligência Artificial (IA) tem sido aplicada em diversas áreas, trazendo diversos benefícios. Com a Educação não seria diferente, e uma das formas de uso tem sido com as plataformas adaptativas. Através dessas plataformas são propostas trilhas de aprendizado individualizadas, segundo os conhecimentos prévios dos usuários, em que a IA através do armazenamento e processamento de dados possibilita compreender o padrão de aprendizagem de cada aluno e sugerir um caminho de aprendizado.

A plataforma adaptativa coleta dados da experiência de uso e, dessa forma, analisa e propõe um percurso individual para cada usuário. A partir do mapeamento realizado nos conteúdos de cada área de conhecimento, é estabelecida sua relação e com isso a plataforma constrói a trilha de aprendizagem para o usuário.

Geralmente o uso das plataformas está associado à sala de aula, principalmente como reforço do conteúdo aplicado pelo professor. Este tipo de plataforma também oferece uma série de relatórios para que os docentes consigam acompanhar seus alunos individualmente ou a turma como um todo. Dessa forma, o professor pode identificar se os estudantes estão próximos ou não da aprendizagem, possibilitando planejar com maior precisão os próximos conteúdos a serem abordados em sala de aula. Isso resulta em benefícios tanto para o aluno, com a possibilidade de permitir um aprendizado sob medida, quanto para o professor, que consegue acessar feedbacks sobre o aprendizado dos alunos e ajudar na tomada de decisão pedagógica. 

E você já sabia do uso da Inteligência Artificial em sala de aula? Gostaria de implementar uma plataforma adaptativa? Vamos conversar e tirar essa ideia do papel!