Inteligência Artificial e o Combate à Corrupção
19/04/2021

Inteligência Artificial e o Combate à Corrupção

Você já deve ter idealizado um mundo, um país, sem corrupção, não é mesmo? Como ela nos afeta de diversas formas, onde o dinheiro público que deveria ser usado para garantir nossos direitos ao acesso à saúde, educação, alimentação, transporte, trabalho, lazer, segurança, entre outros. Mas sabemos que a corrupção não está presente apenas nos âmbitos políticos, não é mesmo? Pequenos atos que nos deparamos em nosso cotidiano também são contravenções.

Em 2016, Thiago Marzagão - cientista de dados e PhD pela Ohio State University - destacou em seu artigo que: “O gasto do governo federal em 2016 será de aproximadamente R$ 3 trilhões. Parte desse dinheiro irá parar nos bolsos de corruptos, como resultado de compras superfaturadas, venda de favores e outros crimes. É impossível fiscalizar centavo por centavo: são centenas de milhares de compras públicas, pagamentos de salários e repasses a ONGs. É possível, porém, automatizar o processo com o uso de inteligência artificial (IA).”

Você sabia que a Inteligência Artificial (IA) tem sido usada também no combate à corrupção? Com as ferramentas de machine learning e deep learning, o algoritmo utiliza um banco de dados com os casos que já ocorreram e isso possibilita análises preditivas, podendo antever casos no futuro.

Um exemplo do uso da IA tem sido no combate às fraudes de cartão de crédito. Você já deve ter passado por isso ou conhece alguém que foi vítima de uma compra indevida. As administradoras de cartão de crédito possuem um banco de dados de todas as transações efetuadas por todos seus clientes, por exemplo com data, hora, local da compra, valor e se alguma dessas transações foi identificada - pelo cliente - como fraudulenta. A administradora do cartão, por sua vez, quando submete esse banco de dados ao algoritmo de Inteligência Artificial, possibilita que ele identifique os padrões associados às compras fraudulentas e com o aprendizado de máquina, para as compras futuras será possível identificar com maior agilidade e auxiliar na tomada de decisão: seja bloqueando o cartão ou a conta do cliente, por exemplo.

A Receita Federal tem utilizado a IA para identificar exportações inexistentes e pedidos de compensação tributária fraudulentos, o que gera arrecadação em multas e recolhimento de tributos de cerca de R$ 16 bilhões. E a lista de exemplos na administração pública só aumenta o uso da Inteligência Artificial e dois deles são: o Ministério do Planejamento utiliza para identificar fraudes nos pagamentos de funcionários públicos e o Banco do Brasil tem utilizado para a análise de crédito.

No aniversário de 15 anos do Dia Internacional Contra a Corrupção, 09 de dezembro de 2020 - data escolhida pelas Nações Unidas como símbolo de ações de combate à corrupção - a Microsoft anunciou o lançamento de um conjunto de ferramentas e soluções que irão ajudar os governos no combate à corrupção no serviço público. A tecnologia denominada de Anti-Corruption Technology and Solutions (ACTS), combina aprendizado máquina, Big Data, computação na nuvem e Inteligência Artificial para detectar e impedir irregularidades através da análise de dados em grande escala nos mais diversos setores governamentais. Ainda será possível usar o sistema para criar um mapa detalhado das parcerias e contratos para uma análise antes do fechamento de um contrato, sendo possível identificar possíveis irregularidades contratuais e fraudes.

A Microsoft ainda não deu detalhes sobre o funcionamento das ACTS e também não determinou um prazo para disponibilizar as ferramentas, mas informou que o investimento será ampliado na próxima década.


E você sabia que a Inteligência Artificial tem sido utilizada no combate à corrupção? Pensou em utilizar essa tecnologia em seu negócio? Vamos conversar e entender juntos a melhor forma para aplicar em sua empresa!