Inteligência Artificial nos games e o ajuste de nível de dificuldade no gameplay
23/07/2021

Inteligência Artificial nos games e o ajuste de nível de dificuldade no gameplay

Que o mundo dos games avança junto com as tecnologias, isso não é novidade e, cada vez mais tem se tornado presente na vida de jovens até mesmo na hora de escolher sua futura profissão. A paixão pelos jogos eletrônicos pode se transformar em carreira de jogador profissional ou em desenvolvedor de jogos e, neste último caso, existem diversas áreas de atuação. Uma delas é Inteligência Artificial (IA) para games, a Games IA.

A aplicação de IA em jogos pode ser desenvolvida de diversas formas e depende do tipo de jogo que está sendo projetado. A maioria dos jogos precisam de certa quantidade de Inteligência Artificial, como é o caso de jogos consagrados como The Last of Us ou The Sims. A aplicação pode ser para movimentações complexas de personagens não jogáveis (NPCs) ou até mesmo para a adaptação da dificuldade a partir da experiência do jogador. 

Em janeiro deste ano, a Sony – empresa multinacional japonesa – registrou patente de IA que ajusta o gameplay de acordo com a dificuldade do jogador para passar de fase. Funcionaria assim: o algoritmo identificando que o jogador está com dificuldades na jornada para passar de fase, irá ajustar a dificuldade do jogo de maneira automática, sem a necessidade que o jogador reajuste manualmente seu nível de dificuldade.

A patente registrada pela empresa utiliza o modelo de aprendizado de máquina que altera os níveis de dificuldade de um jogo automaticamente ao identificar que o jogador está travado no progresso do jogo. A Inteligência Artificial seria capaz de alterar principalmente a dificuldade de chefes de fase, mudando a estratégia, severidade de golpes e movimentação. Dessa forma o jogo teria um equilíbrio entre desafiador e irritante, acabando assim com aquela vontade do jogador de arremessar o controle na parede após incontáveis tentativas de matar o chefão em vão.