O que é deepfake e como pode influenciar nas eleições?
06/05/2022

O que é deepfake e como pode influenciar nas eleições?

Muito se comentou sobre fake news na eleição presidencial do Brasil de 2018 e sua rápida propagação. Em nosso artigo “Como a Inteligência Artificial pode ajudar a combater as fake news”, citamos a forma como elas se disseminam de forma exponencial, ou seja, chegando a serem compartilhadas até 6 vezes mais rápido que a verdadeira. 

Chegamos em 2022 e passaremos por mais um período eleitoral, e enfrentaremos o risco da propagação não somente das fake news, mas também de deepfakes. Afinal, você sabe o que é deepfake? 

Deepfake

Deepfake é uma aplicação de Inteligência Artificial (IA) que realiza cruzamento de vídeos e áudios reais para simular situações como falas e ações que não aconteceram. Dessa forma utilizando deepfake é possível colocar o rosto de uma pessoa no corpo de outra, com suas expressões, voz e trejeitos, conseguindo fazer com que os espectadores acreditem que aquela pessoa realmente fez ou falou o que está sendo reproduzido. Em nosso artigo “A Inteligência Artificial no cinema e como ela pode ser aplicada”, comentamos como as produções de cinema já têm utilizado a técnica.

Eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem publicado desde 2020, em seu site e plataformas digitais, materiais explicando conceitos relacionados a fake news e deepfake, suas diferenças e como o eleitor pode identificar e checar a veracidade das informações transmitidas em notícias, vídeos e áudios que são propagados na Internet, redes sociais e aplicativos de mensagens. 

Entretanto, mesmo diante dos esforços do TSE, um estudo realizado entre fevereiro e março de 2021 pela Kaspersky, empresa de segurança digital, verificou-se que 66% dos brasileiros ainda não sabem o que é um deepfake, enquanto 7 em cada 10 não conseguiram reconhecer um vídeo que tenha sido produzido utilizando essa tecnologia. Fabio Assolini, analista sênior de segurança da empresa, destaca que “O fato de a maioria das pessoas estar predisposta a acreditar em um vídeo ou áudio criado digitalmente, por não saberem que é possível fazer tal coisa, facilita o êxito de campanhas de desinformação ou golpes online que utilizem tais técnicas”. 

Deepfake, fake news e a política

Com a eleição presidencial de 2022 chegando, devemos ficar ainda mais atentos com a circulação de desinformação, notícias, vídeos e áudios falsos. Checar as informações em sites e fontes oficiais. 

Hoje já existem organizações que estão empenhadas em analisar e dissecar fatos e declarações feitas por políticos e figuras públicas. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar na identificação de deepfake:

  • Olhos: alguns deepfakes possuem o padrão de piscadas inconsistentes e lentas, olhos esquisitos, que parecem dessincronizados.

  • Contorno do rosto com cores diferentes: uma das dificuldades da pós produção de deepfake é conseguir suavizar a transição entre o desenho do rosto do ator e a personalidade que está sendo imitada;

  • Óculos: reflexos da lente são difíceis de reproduzir ou retirar nos deepfakes.

  • Acessórios que não combinam: alguns deepfakes substituem os brincos apenas de um lado da orelha, ou seja, ficando despareados;

 

E você, já assistiu algum vídeo produzido com a tecnologia do deepfake? Você sabia da existência desse tipo de ferramenta? 


A Inovia atua com a criação de soluções personalizadas que te ajudam a inovar e aprimorar seu negócio utilizando Inteligência Artificial, Visão Computacional, Análise de Imagens e Processamento de Linguagem Natural. Vamos conversar e tirar do papel a sua ideia de inovação para sua empresa?