Reconhecimento de Imagens e Inteligência Artificial
24/09/2021

Reconhecimento de Imagens e Inteligência Artificial

Quando você posta uma foto em seu Facebook já deve ter notado que muitas vezes o próprio aplicativo já sugere a marcação de pessoas. Isto pode ser feito graças ao uso da tecnologia de reconhecimento facial em imagem. Mas você sabe como esse tipo de reconhecimento funciona?

O reconhecimento facial em imagens acontece por meio da visão computacional, a qual muitas vezes processa as imagens em conjunto com tecnologias de Inteligência Artificial. Uma imagem capturada através de sensores, como câmeras, ou enviada por meio do carregamento de arquivos é mapeada e em seguida, utilizando algoritmos, é realizado o processamento da mesma buscando padrões e comparações com seu banco de dados.

A tecnologia utilizada pelo Facebook, por exemplo, consegue realizar 98% do reconhecimento facial de pessoas em fotos publicadas no aplicativo atualmente, é a mesma capacidade se comparada com seres humanos.

Em março de 2020, um projeto dos pesquisadores do Institute of Photonics de Viena conseguiu desenvolver um chip que tem a capacidade de realizar o reconhecimento de imagem em nanosegundos. Esse é um grande avanço na tecnologia de reconhecimento de imagens, visto que a maioria dos softwares têm o processamento dos dados capturados de forma lenta devido a quantidade enorme de dados visuais capturados pelos sensores tradicionais.

O sensor desenvolvido consegue capturar e processar as imagens simultaneamente, sem converter ou repassar os dados, sendo possível o reconhecimento de imagem muito mais rápido e com menor gasto de energia.

O uso do reconhecimento de imagem pode ser aplicado a diversos setores, inclusive já mostramos alguns usos nos artigos: A Inteligência Artificial aplicada a identificação de documentos falsos e Inteligência Artificial aplicada a cadeia Logística. Além destes usos, também tem sido utilizado em setores financeiros onde as fintechs recebem documentos digitalizados de seus clientes para a abertura de contas através de seus aplicativos e fotos de documentos oficiais como RG, CNH ou Passaporte e através do uso da tecnologia de reconhecimento de imagens é possível validar que o cliente é quem afirma ser, dessa forma evitando fraudes e golpes. 

Também tem sido usada para garantir a segurança no trabalho principalmente em fábricas e ambiente de construção civil, onde as normas de segurança exigem o uso de equipamentos adequados como capacetes, coletes e algumas vezes botas reforçadas, por meio do uso de câmeras de segurança tem sido possível garantir que todos os colaboradores estejam utilizando os itens.

Como vimos, o uso do reconhecimento de imagens pode ser aplicado em diversos setores e muitas possibilidades. Você já pensou em utilizar em seu negócio? Vamos conversar e encontrar a melhor solução para o seu projeto!