Metaverso: o que é e como funciona?
06/01/2022

Metaverso: o que é e como funciona?

A palavra Metaverso é a junção do prefixo “meta” que indica: depois, além; com “universo”. Em linhas gerais o Metaverso seria um espaço virtual compartilhado coletivamente, criado para unir a realidade física com a virtual, sendo uma soma dos mundos virtuais, realidade aumentada e Internet.

O conceito de Metaverso foi criado por Neal Stephenson em seu livro de ficção científica de 1992, Snow Crash, em que ele se referia a um mundo virtual 3D habitado por avatares de pessoas reais. O filme Matrix utilizou do conceito como inspiração e também o livro e filme Jogador Número 1.

O funcionamento do Metaverso

Para muitos, acredita-se que no futuro o Metaverso será um substituto de como conhecemos a Internet hoje, seria como se estivéssemos “dentro” dela, usando um avatar virtual como representação de quem somos fora do mundo virtual para interagir, seja trabalhando, conversando, jogando entre outras operações.

Um exemplo seria a interação entre mundo real e virtual através de um visor, como por exemplo um óculos, que iria convergir nossa visão do mundo virtual com nossa visão do mundo físico. Vamos imaginar o uso de um GPS hoje em dia, que você observa através da tela do celular qual a próxima rua a ser virada. No caso do Metaverso você estaria olhando diretamente para onde o GPS está indicado a rua a ser virada. 

Outro exemplo seria estar andando no mundo real com seus “óculos” e ao olhar para uma vitrine de loja, indicar com um alerta promoções dos itens de seu interesse de consumo disponíveis naquela loja física.

Recentemente, em 28 de outubro de 2021, Mark Zuckerberg anunciou que o conglomerado Facebook passou a se chamar Meta, buscando associar sua empresa a este novo conceito de Metaverso. A companhia já está desenvolvendo dispositivos e plataformas que seriam usados para construir e habitar o metaverso, desde óculos, pulseiras inteligentes, avatares e programas para desenhar ambientes virtuais.

Mas eles não são os únicos, e no início deste ano, a Epic Games, empresa responsável por jogos eletrônicos como o Fortnite, arrecadou US$1 bilhão durante uma rodada de investimentos para financiar “sua visão de longo prazo para o metaverso”. Aliás, o jogo Fortnite vem explorando novos produtos como a realização de shows e eventos de marcas dentro de seu mundo digital. Em agosto deste ano, por exemplo, a cantora norte-americana Ariana Grande fez uma "experiência musical” com uma série de shows apresentados dentro do jogo, visto por milhões de pessoas.

E você já conhecia o Metaverso? Como está preparando sua empresa para um futuro cada vez mais tecnológico? Vamos conversar e tirar seu projeto do papel! A Inovia tem uma equipe com mais de 13 anos de experiência!