O que é RPA e como a tecnologia combinada à IA pode trazer inovação para sua empresa?
13/01/2022

O que é RPA e como a tecnologia combinada à IA pode trazer inovação para sua empresa?

Para sua empresa começar a inovar e se modernizar cada vez mais, a automatização de processos é um dos primeiros passos a ser dado. Para isso, além de um sistema de gestão bem estruturado, a implantação do RPA (Robotic Process Automation) irá te ajudar a alcançar ainda mais resultados.

O RPA seria um software “robô” que automatiza a execução de processos/atividades com o uso de tecnologias com maior agilidade e eficiência operacional, dessa forma aumentando a produtividade de sua empresa. 

Com isso, atividades repetitivas e de baixa importância ou operacionais executadas por meio de intervenção humana com gasto de tempo maior do que o necessário, pode ser realizada por RPA com maior rapidez e menor risco de erro. O funcionário que se dedicava a essa atividade, agora passa a ter mais tempo de qualidade para se dedicar a outras atividades que somente um humano pode executar de forma adequada, ou seja, atividades com maior valor agregado.

Como usar o RPA na minha empresa?

Como falamos anteriormente, um software de RPA tem por objetivo automatizar processos utilizando ferramentas tecnológicas. Com ele é possível fazer a manipulação de dados, comunicar com outros sistemas, enviar mensagens, respostas e e-mails, processar transações e até mesmo a implantação de bots que automatizam tarefas em sistemas complexos, como por exemplo um CRM.

Algumas outras aplicações do uso do RPA:

  • Geração de relatórios;

  • Processar pedidos;

  • Atualização de perfis de clientes e colaboradores;

  • Exclusão de contas fraudulentas de sistemas e plataformas;

  • Monitoramento de tarefas;

  • Cálculos financeiros complexos;

  • Registrar, modificar, validar e analisar informações;

  • Envio de notificações;

  • Gerenciamento do banco de currículos;

  • Cobrança de clientes.

Você sabia que é possível integrar uma solução RPA com um sistema de Inteligência Artificial (IA)?

A automatização de processos pode ser combinada com IA transformando-se em um ecossistema que se retroalimenta, ou seja, com as ferramentas de machine learning é possível que o software “aprenda” muito mais e sua capacidade de execução seja ainda maior.

A Inovia criou o AgilDO (Inovia Agile Documents), que é baseado em IA e Processamento de Linguagem Natural. Ele foi desenvolvido para fazer a extração automática de informações a partir de documentos de texto. O AgilDO é um SaaS, ou seja, um Software as a Service, que é disponibilizado às empresas como um serviço, sem a necessidade de implantação de infraestrutura in-house para hospedar o serviço.

A Inteligência Artificial do AgilDO pode ser utilizada para construir bots personalizados para as empresas, ou seja, para atender a demanda do cliente. Com ele é possível extrair de documentos informações e transformá-las em dados estruturados para que possam ser inseridos em bancos de dados, dashboards e planilhas do excel, por exemplo. A sua capacidade de processar centenas de documentos em um curto período possibilita para a sua empresa maior agilidade e o melhor uso dos recursos humanos.

Quer saber mais sobre o AgilDO e como podemos aplicar a solução em sua empresa? Vamos conversar e tirar sua ideia do papel! Com certeza nossa solução trará inovação aos seus negócios e você estará à frente no mercado concorrente.