Tecnologias Computacionais Para o Desenvolvimento da IA – Parte 01: Python
14/02/2021

Tecnologias Computacionais Para o Desenvolvimento da IA – Parte 01: Python

Python é uma linguagem de programação simples, de alto nível e versátil. Ela é considerada uma linguagem multi-paradigma, pois aceita diferentes formas de programação. É compatível tanto com a programação estruturada, quanto com a programação orientada a objetos. 

A linguagem foi lançada oficialmente em 1991 por Guido van Rossum no Stichting Mathematisch Centrum, na Holanda. Atualmente trata-se de uma linguagem de código aberto e disponível para a maioria das plataformas de computação. Seu desenvolvimento é feito pela Python Software Foundation.

A facilidade para uso dessa linguagem se deve, principalmente, às bibliotecas padrão Python. E você deve estar se perguntando: mas o que é uma biblioteca? Uma biblioteca padrão Python é um conjunto de módulos disponíveis em Python que podem ser importados para o código que está sendo desenvolvido, permitindo ao desenvolvedor utilizar suas funcionalidades. 

Para Cientistas de Dados e pesquisadores focados em Inteligência Artificial, outra facilidade são os chamados Jupyter Notebook. Trata-se de uma interface web que permite a prototipagem rápida e compartilhamento de projetos relacionados a dados. Nele você pode escrever linhas de código e executá-las uma por vez ou em pequenos blocos. Dessa forma, não é necessário escrever e reescrever um programa inteiro. Com isso torna a codificação mais ágil, fácil e rápida de depurar, além de permitir a construção de projetos inteiros usando apenas o navegador. 

Onde Python tem sido utilizado?

A linguagem Python tem se tornada cada vez mais popular entre os programadores, principalmente por sua funcionalidade com análise de dados, desenvolvimento web, configuração de nuvem, machine learning (aprendizado de máquina), Inteligência Artificial (IA) e Big Data. 

A linguagem se integra com facilidade a qualquer infraestrutura utilizada para resolver problemas mais complexos. A maioria das instituições financeiras e bancos utilizam essa linguagem para processar seus dados. Também é amplamente empregada por empresas de previsão de tempo, instituições acadêmicas e centros de pesquisas que trabalham a linguagem para a visualização e processamento de informações, bem como corretoras de seguros e empresas de construção de modelos financeiros.

Data Science (Ciência de Dados), que tem como maior foco a extração, a partir de dados significativos, de insights valiosos para os negócios de forma a impulsionar o crescimento das empresas, também têm adotado o uso da linguagem de programação Python. Ficou na dúvida sobre o que é exatamente Data Science? Dá uma conferida no nosso artigo: Mas, afinal de contas, o que é a Ciência de Dados (Data Science)? 

Todas essas facilidades apresentadas somadas à diminuição de tempo gasto em códigos de depuração e na minimização de várias restrições de engenharia de software acabam deixando a linguagem Python ainda mais atraente em comparação com outras linguagens de programação. Sem contar que ainda pode-se gerar dashboards com visualização de layouts gráficos, tabelas, gráficos prontos para a web e outros.

Você já conhecia Python? Ficou interessado em como pode ser incorporado ao seu negócio? Vamos conversar!