Visão Computacional Aplicada ao Transporte Ferroviário
18/06/2021

Visão Computacional Aplicada ao Transporte Ferroviário

O Brasil hoje possui 30.000 km de ferrovias para o tráfego, sendo a região Sudeste a que concentra quase metade (47%) de toda a malha ferroviária. A ferrovia é um importante fator para a operação logística de cargas, sendo o meio de transporte seguro, de grande velocidade e capacidade, mas que ainda sofre com as dificuldades de manutenção devido aos ativos de grande extensão, onde as atividades de inspeções nas operações ferroviárias são realizadas por pessoas de forma presencial e visual, transformando em uma atividade morosa e de alto risco.

Porém com o avanço tecnológico e métodos de Visão Computacional é possível transformar a manutenção em uma atividade mais ágil e mais segura através de aplicação de processamento de imagem utilizando modelos de machine learning, para a inspeção de dormentes ferroviários, bem como a identificação de componentes de vagões ferroviários.

E como podemos aplicar na prática?

Um exemplo é o da empresa VLI Logística, concessionária de quase 8.000 km de linhas férreas, que criou em 2017 o programa Inova VLI, que tem como proposta desenvolver soluções eficazes para as principais áreas da companhia junto a startups. 

Um dos resultados do programa é o TrackMaster, um projeto de automatização dos processos de inspeção de via permanente. Daniel Novo, gerente-geral de inovação e transformação da VLI, explica que anteriormente a atividade era realizada por equipes itinerantes, que contabilizavam e classificavam os componentes existentes na linha durante uma caminhada ao longo de toda a malha ferroviária, gerando dados para os processos de manutenção da companhia.

A automatização será realizada através da instalação de uma câmera em um veículo ferroviário que irá captar as imagens da via permanente e juntamente com um GPS coletará informações de localização de cada imagem. Daniel explica que “(...) os dados da inspeção são trabalhados em uma plataforma que identifica, de forma automática, as imagens dos dormentes e cruza a informação de cada componente com sua posição na malha da VLI”. A ideia é utilizar sistemas de visão computacional para reconhecimento de não conformidades em processos industriais.

Com isso, o uso da Visão Computacional se torna ferramenta fundamental para que se possa ter ainda mais agilidade e segurança nas inspeções de componentes de vagões e dormentes ferroviários. Sem contar o volume de dados que serão gerados e que poderão ser úteis para desenvolver novas ferramentas e programas que auxiliem no dia a dia da operação do transporte ferroviário.

E você, já pensou em utilizar a Visão Computacional aplicada ao seu negócio? A Inovia tem a expertise necessária para te ajudar a desenvolver e tirar do papel o seu projeto.