Visão Computacional e o controle de qualidade nas indústrias
29/11/2020

Visão Computacional e o controle de qualidade nas indústrias

Já parou para pensar em como a visão humana é complexa? Ou em como nós conseguimos processar rapidamente o que estamos vendo? Isto é possível através de processos de identificação e armazenamento de memória que ocorrem quase que instantaneamente. Nesse processo, através de uma análise primária, o resultado é enviado ao nosso córtex cerebral e é analisada novamente de forma mais profunda. E então no restante do córtex a imagem é comparada com o acervo de memória verificando todas as suas características e tudo isso ocorre em frações de segundos. 

Agora imagine se o mesmo pudesse acontecer em um computador? Hoje, graças às novas tecnologias, é possível. É a chamada Visão Computacional e, de forma semelhante à visão humana, executa tarefas de detecção de movimento, reconhecimento de objetos, restauração de imagens e identificação através de câmeras e sensores de imagens.

Temos o exemplo da loja de conveniência Amazon Go, localizada em Seattle onde fica a sede da empresa, que utiliza uma combinação de Visão Computacional e IA. Na loja os clientes podem fazer suas compras sem a necessidade de ir ao caixa para “passar” seus produtos. A tecnologia chamada “Just Walk Out”, possibilita a identificação de quando um produto é retirado ou devolvido à prateleira. Os itens retirados das prateleiras ficam em uma espécie de “carrinho” na conta do aplicativo Amazon Go do usuário, que ao sair da loja é debitado automaticamente de seu cartão de crédito vinculado a conta.

Entre os diversos usos e aplicações da Visão Computacional, as empresas estão investindo no uso dessa tecnologia no processo de qualidade. Com sistemas de monitoramento é possível reconhecer padrões e apontar falhas que a visão humana não conseguiria identificar em uma linha de produção.

Um dos exemplos são fábricas que possuem sistema de produção contínuo automatizado, onde a Visão Computacional possibilita que um robô interaja com objetos através da captura de imagens de uma câmera e o sistema de visão interprete as imagens enviando comandos para o robô. 

Outro setor que tem se beneficiado ainda mais com a Visão Computacional é o de controle de qualidade nas indústrias. Processos de inspeção de qualidade, anteriormente realizados apenas com a ajuda da visão humana, agora podem ser realizados com maior precisão e eficácia, elevando o nível de qualidade do produto.

Uma das maiores dores de cabeça na indústria está presente no mapeamento eficiente de todo o processo de produção, em manter instruções e procedimentos registrados e atualizados. Em um sistema de controle de qualidade competente, ao ser detectado uma falha, é possível agir na origem do problema, evitando perdas de produção e fazendo com que assim o processo se torne mais ágil. 

Dessa forma a Visão Computacional se faz ainda mais essencial, visto que consegue detectar produtos e peças fora do padrão de qualidade de forma precisa e rápida, conseguindo evitar perdas tanto no processo de produção quanto no produto final, caso o item acabe chegando ao mercado com problemas. As câmeras podem capturar não apenas a inspeção das peças, mas também acompanhar cada peça produzida ao longo da esteira de fabricação, em cada etapa do processo, dessa forma permitindo produzir produtos com alto nível de qualidade. 

E você já pensou em implementar um processo desse tipo em seu negócio? Vamos conversar e traçar a melhor estratégia para sua empresa!