Uso de robôs na agricultura permite economia de água
15/03/2022

Uso de robôs na agricultura permite economia de água

A agricultura tem cada vez mais utilizado a tecnologia a seu favor. O uso de ferramentas tecnológicas no campo auxiliam no aumento da produtividade e ainda possibilitam a melhor utilização de recursos como, por exemplo, economia de água na irrigação, ajuste das doses de fertilizantes, dentre outros.

Recentemente, a startup norte-americana Iron Ox recebeu aporte de 53 milhões de dólares (aproximadamente 280 milhões de reais) do fundo Breakthrough Energy, financiado por Bill Gates, a fim de melhorar sua tecnologia de robôs usados na agricultura. A empresa projetou suas estufas para reduzir os impactos ambientais da agricultura utilizando dados da ciência vegetal, Inteligência Artificial e robótica.

Além disso, a Iron Ox criou o robô autônomo batizado de Grover o qual, de acordo com a necessidade, movimenta mudas de manjericão dentro de uma estufa, com o objetivo de, por exemplo, pegar mais sol. O braço robótico movimenta os pallets com as mudas para inspeção de sensores que verificam os níveis de acidez na água e nitrogênio da planta, favorecendo o crescimento mais saudável das plantas no cultivo hidropônico (técnica que cultiva plantas sem solo).

Braço robótico se movimentando em uma plantação de manjericão.

Divulgação: Robô de agricultura da Iron Ox

Toda água que não é utilizada é bombeada de volta para ser usada novamente no processo de irrigação. Dessa forma, é possível gerar uma economia de água de 90% do que em métodos de plantação tradicionais. 

Segundo a startup, as verduras e frutas que utilizam seu sistema tem bom valor nutritivo e possuem custo de produção semelhante ao de fazendas convencionais, com o diferencial de produzir menor impacto na natureza. A empresa já está comercializando seus alimentos em lojas da Califórnia.

Com o valor do aporte recebido pelo fundo de Bill Gates, a empresa irá expandir seus programas de pesquisa e desenvolvimento para acelerar sua escala de produção e expandir suas operações nos Estados Unidos. Atualmente a empresa cultiva manjericão e morango e pretende iniciar em breve o plantio de coentro, salsa e tomates.

E você já pensou em utilizar a tecnologia de robôs e Inteligência Artificial em sua empresa? Nós podemos te ajudar a tirar a sua ideia do papel, vamos conversar!

Fonte: Exame